A infância e a adolescência constituem etapas da vida fundamentais para a estruturação da personalidade e do funcionamento psíquico do futuro adulto. O aparecimento de perturbações emocionais e comportamentais requer por parte dos pais e educadores uma atenção especial, uma vez que a deteção e a intervenção atempadas, poderão evitar sequelas futuras.
Nas crianças poderão surgir dificuldades no contexto escolar ao nível da socialização e/ou aprendizagem, bem como perturbações do comportamento e comunicação, hiperatividade e défice de atenção, perturbações depressivas e ansiosas e atraso no desenvolvimento afetivo-intelectual. Na ClaraMente, trabalhamos com as crianças e suas famílias, em aliança terapêutica, na gestão e resolução das problemáticas identificadas, proporcionando um espaço de escuta, compreensão e partilha que visa promover o reequilíbrio da criança e a adaptação ao seu contexto familiar, escolar, ou qualquer outro que a envolva.
Com os adolescentes trata-se de ajudá-los a lidar com os problemas emocionais que frequentemente surgem nesta fase de transição da infância para a vida adulta, marcada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. As dificuldades em responder adequadamente aos conflitos internos, bem como às exigências externas (pais, escola, família), podem levar o jovem a um estado de inquietação constante, angústia e preocupação. As necessidades de afirmação pessoal, reconhecimento e integração social estão na ordem do dia e muitos pais sentem dificuldade em lidar com os comportamentos e atitudes dos seus filhos, sendo necessário, em determinados momentos, um apoio especializado.
Na ClaraMente, podemos apoiar o jovem no desenvolvimento de estratégias mais adequadas de gestão emocional, tomada de decisões e resolução de problemas, por forma a conseguir ultrapassar as suas dificuldades e seguir em frente, na construção do seu caminho, com mais confiança, bem-estar e satisfação.