Desde o dia do nascimento começamos a envelhecer. Há, porém, etapas marcadas por datas, que são apenas referentes sociais, mas que condicionam a vida de cada um. Um desses referentes é chegar aos 65 anos e atingir a “terceira idade”, e um outro é quando se deixa de trabalhar e se entra na condição de reformado.
O processo de envelhecimento é um processo individual, que cumpre o seu próprio ritmo, de acordo com a herança genética recebida, com as condições ambientais em que este se desenvolveu e com todas as experiências ao longo da vida.
Esta fase é propícia ao aparecimento de questões existenciais, sobre a importância da vida que se teve, o valor das coisas que se fizeram. No momento em que se olha para trás, por vezes com um olhar mais triste, é também importante encontrar-se satisfação no presente. Esta pode ser uma fase em que se perdem amigos, onde as questões de saúde podem ser uma grande preocupação e o bem-estar ter um outro valor.
Para se envelhecer bem, cada pessoa tem de tomar a decisão de intervir no seu processo de envelhecimento. A ClaraMente é um espaço em que as suas preocupações são compreendidas e onde será apoiado no desenvolvimento de estratégias para a introdução de novas atitudes que permitam o encontro de tranquilidade e bem-estar.