Ao longo da vida vamos passando por situações que nos afetam a nível biológico, psicológico ou social, e exigem-nos um maior esforço para manter o equilíbrio emocional. São momentos em que os recursos pessoais estão diminuídos (sentimo-nos vulneráveis) e a intensidade do stress vivido ultrapassa a nossa capacidade de adaptação e de reação. Nesses momentos sentimo-nos desorganizados e podem surgir diversos sintomas ligados à ansiedade ou à depressão.
Situações que criam um grande impacto na nossa vida:
Divórcio
A separação ou o divórcio é uma das maiores crises da vida de um adulto. Num relacionamento, os membros do casal constroem a relação e constroem-se mutuamente em conjunto, e quando ocorre a separação, ocorre um período de sofrimento devido à perda da relação em si, independentemente da situação menos boa que estavam a viver no momento em que se tomou essa decisão. Surge uma sensação de angústia com alterações de humor (irritabilidade, euforia, tristeza) associada às dúvidas, aos receios e às incertezas do futuro próximo.
O apoio psicológico nesta situação tem como objetivos encontrar novos equilíbrios, fazer um luto saudável da relação, ajudar a criar novos projetos em que nos possamos envolver e desenvolver estratégias para nos adaptarmos à nova situação de vida.
Doença
A doença física é considerada uma ameaça, ela modifica a relação que temos com o mundo e connosco próprios. Ao passarmos (ou alguém próximo passar) por uma situação de doença grave, é criada uma diversidade de sentimentos tais como: impotência, desesperança, desvalorização, temor e apreensão. Na ClaraMente encontra o espaço onde se vai sentir compreendido, e onde se utilizam competências específicas para ajudar a pessoa, ou os seus familiares, a lidarem melhor com a doença. O aconselhamento é centrado na resolução de problemas, focalização no presente, orientado para a ação, sendo o objetivo principal facilitar a mudança de comportamento, promovendo o ajustamento à nova situação.
Desemprego
A situação de desemprego coloca-nos perante uma situação de grande vulnerabilidade. A incerteza do amanhã, as alterações da rotina e do estilo de vida contra a vontade própria, criam efeitos psicológicos tais como: resignação, baixa autoestima, desespero, vergonha, apatia, depressão, desesperança, sensação de inutilidade, perda de objetivos, passividade e indiferença.
O apoio da ClaraMente nestas situações é direcionado para as áreas específicas que o perturbem e que estejam a criar dificuldades a seguir em frente, havendo uma intervenção específica caso desenvolva uma depressão ou uma perturbação de ansiedade, e favorecendo o desenvolvimento de estratégias de regulação emocional.